quinta-feira, 27 de junho de 2013

Cabelos - a limpeza e o uso de sulfatos

Olá!

Hoje resolvi lidar com um tema um tanto polêmico, mas para o qual acredito ter argumentos suficientes para convencer! Mas é claro, opinião, cada um tem a sua. Só que sempre vale a pena argumentar ;)

Bom, primeiro, quero colocar uma situação que todo mundo já passou (ou passa sempre,dependendo do que tomou como certo pra si!): ver seu cabelo sendo esfregado tal qual um trapo velho e encardido, aqueles que usamos pra limpar as piores sujeiras. Seja um cabeleireiro, seja você mesmo, pergunto: Você já notou o quanto nosso cabelo é sensível, frágil e delicado?

Trate seu cabelo como você trata sua mais delicada blusa de cashmere! Seu cabelo já sofre vários danos no dia-a-dia (sol, vento, calor e frio excessivo todos sofrem, além dos danos que fazemos a parte, como água quente no banho, secadores, chapinhas e babyliss.. sem contar as químicas), você não precisa tornar a lavagem mais um desses danos.

Ah, mas ai vem uma e diz: "Mas se eu não esfregar, vai limpar bem?"... e eu pergunto: Limpar o que? O que tanto vocês querem tirar do cabelo? Já pararam pra pensar nisso?

Se a questão for oleosidade, acredite: não é o excesso de força que vai retirá-la, e sim componentes de limpeza específicos para esse fim.

Ou seja: não tem desculpa! Mude agora mesmo a forma de cuidar dos seus fios - se você quer resultados diferentes dos que tem hoje, faça diferente do que faz hoje!

Outra questão: os produtos que usamos para limpar os fios! A maioria dos shampoos (acredito que 99%) hoje contém sulfato, o principal causador de espuma nos shampoos... mas que também é o principal agressor dos fios, principalmente para os mais ressecados! Isso porque ele retira TODA a oleosidade natural dos fios (o sulfato é o mesmo detergente utilizado no detergente para lavar louça), o que de forma alguma é interessante, visto que a oleosidade existe justamente para proteger os fios dos danos externos! Mesmo quem tem cabelo oleoso, não deve tirar totalmente esse "manto" formado, apenas o excesso, de forma a não deixar os fios desprotegidos! E digo mais: no caso dos oleosos, caso o manto seja tirado totalmente, nosso cérebro entende que os fios estão desprotegidos e fornecem ainda mais oleosidade!

Só que e o costume de anos usando produtos que fazem um monte de espuma? Pois é, as vezes isso pesa sim, mas temos que ver que nem sempre costumes nos ajudam a manter cabelos saudáveis! Olhe pro seu cabelo, você está totalmente satisfeita com eles? Se não, hora de mudar costumes, começar a pensar no que você coloca em seus fios? Tratá-los bem e de acordo exige dedicação, mas eles lhe retornarão com saúde e vitalidade! Detalhe, novamente: porque só espuma limpa? O que tanto você quer tirar dos fios?

Infelizmente, o conceito de não utilizar sulfato nos cabelos ainda é recente, e por isso provavelmente você não ache muitos (ou nenhum) produtos com essa ideia em supermercados e farmácias... se duvidar terá dificuldades até em casas especializadas (lojas de cosméticos)! Mas linhas profissionais e orgânicas especialmente, aos poucos estão lançando produtos com esta nova roupagem... algumas opções, entre nacionais e importados, você encontra neste link da loja virtual do nosso site Vaidosinhas.com #ficaadica

No salão, uso os produtos da linha Deva Curl, especializada em cachos (mas se seu cabelo for liso ou ondulado e também estiver precisando de hidratação extra, essa linha pode ajudar). Os "shampoos" da linha são esses:




No Poo - o "não shampoo" da linha, não faz espuma alguma, pois a limpeza ocorre através da massagem e de ingredientes naturais, como o hortelã e a menta. Gera um frescor no couro cabeludo e limpa sem desidratar!









Low Poo - este já faz um pouco de espuma, indicado para cabelos oleosos (ainda assim, em revezamento com o No Poo). A espuma que ele faz é proveniente de ingredientes menos agressivos que o sulfato e por isso não gera tanto ressecamento quanto os shampoos convencionais.






E ai, prontas para abandonar o velho jeitinho de cuidar dos fios, e com isso ter novos resultados?

Se tiver dúvidas ainda comente aqui, será um prazer ajudar!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário