quinta-feira, 3 de abril de 2014

Porque tenho que cortar as pontas dos cabelos periodicamente?

Oi meninas! Resolvi fazer esse post com os motivos pra cortar as pontinhas porque vejo que muitas (especialmente as cacheadas) fogem da tesoura, achando que assim terão mais crescimento... porém existe um motivo para nós, cabelereiros chatos, insistirmos no corte periódico (e olha que eu sugiro no máximo 4 meses, bem acima dos outros profissionais!).

Vejamos:
- Cabelos com pontas danificadas perdem o viço como um todo, visto que as pontas dão a sensação visual de que o fio todo está danificado.
- As pontas, que são acometidas pelo ressecamento antes que o restante do cabelo, são apenas a porta de entrada... pode reparar que quando não as cortamos, esse ressecamento vai subindo pelo fio! E isso faz com que a próxima vez que for cortar, tenha que cortar mais!
- Ao contrário do que se pensa, o cabelo cacheado perde o corte sim, duvidar até antes do liso! Isso acontece porque cada cacho é diferente de tamanho (as vezes imperceptivelmente, mas as vezes podemos notar diferenças em regiões da cabeça não é?) e isso faz com que cada cacho avance em crescimento diferente um do outro... por isso sempre temos que realinhar isso.
- Existem também partes da cabeça onde o crescimento é mais acelerado que o restante (varia muito, algumas é a parte frontal, outras a parte de cima) o que faz com que o corte também desalinhe. E é por isso também que cachos devem ser cortados a seco!
- Pontas ressecadas embaraçam muito, e isso faz com que o desembaraçar do cabelo como um todo fique comprometido (e dai dá aqueeeela raiva e a gente sai quebrando todo o cabelo com um pente ou escova *Porque meu cabelo não desembaraça só com os dedos*.... #quemnunca?
- Do que adianta um cabelo comprido mas com cara de mal tratado? Mais vale deixar crescer da maneira correta, saudavelmente!
- Em caso de cachos menores (crespos e afros) essa questão do ressecamento da ponta é ainda mais evidente, podendo até fazer com que ela se parta.... e muitas meninas tem então a sensação de que o cabelo não cresce! Mas na verdade está saindo cabelo novo da raiz (quem tem branco sabe, rsrs), mas as pontas que estão partindo! Cabelo crespo pode ser comprido sim - mas tem que saber que demora mesmo, afinal, o cachinho dele se enrola bem mais que um cacho mais aberto... mas falaremos mais sobre isso em outro post ;)



E então, não vale a pena cortar no tempo certo? Nesse intervalo (de no máximo 4 meses eim!), vale também usar algumas dicas para ajudar na manutenção das pontas:
- Sempre que for pegar vento ou sol, proteja as pontas com penteados que as deixem menos expostas (como o coque por exemplo... mas lembre-se sempre que não pode puxar muito né, lembram deste post?)
- Dê atenção especial para elas ao usar produtos hidratantes, e use óleos (preferencialmente sem sililcone!) nas pontinhas.. sugiro o Mirror Curls, da Deva.
- Ainda não abandonou o pente ou a escova? Mais um motivo ;)

E lembrando que cachos merecem cuidados especiais, sempre! Cuide dos seus como se fossem sua peça de roupa preferida - porque é essa peça que vai fazer parte de todos os seus looks!

Beijos cacheadas ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário