quinta-feira, 3 de março de 2016

Sobre o Crescimento do cabelo - Verdades e Mitos

Bom, sei que esse assunto chama muuuito a atenção - afinal, é difícil encontrar alguém que não esteja sempre lutando por um pouco mais de comprimento do cabelo né?

Pois bem, o posto de hoje tem a intenção de ajudar a desvendar algumas verdades e mitos sobre o crescimento dos fios e técnicas utilizadas para isso! Vamos entender de vez o que realmente faz diferença? Bora saber como se tornar Rapunzel!



Verdade - A Alimentação influencia!
Com certeza! Se tem algo que podemos fazer pelo nosso cabelo (e pelo nosso corpo, pela nossa saúde no geral também) é manter a alimentação mais saudável possível! De nada adianta fazermos qualquer tipo de "simpatia" para os cabelos crescerem se não cuidarmos deles desde sua formação, lá na raiz - assim como o cabelo vem de dentro pra fora, a sua saúde também tem grande parte ligada ao que vem já junto com ele! Claro que existem vários fatores externos que dificultam o crescimento, mas se tem um passo que é essencial rumo aos cabelos a la Rapunzel, é cuidar do que ingerimos.

Verdade - Vitaminas e suplementos podem ajudar!
Sim, é verdade, pelo mesmo motivo que a alimentação influencia - nosso organismo tem que estar com tudo em ordem para liberar um cabelo bonito e saudável. As vitaminas voltadas para o crescimento dos fios são para isso, para repor os nutrientes que normalmente faltam em nossa alimentação e que estão diretamente ligados ao crescimento saudável dos fios. Importante: esses itens auxiliam a termos cabelos mais fortes e saudáveis, mas não vão fazer crescer 5cm em 1 mês! Eles vão somente complementar sua alimentação para maximizar o crescimento dos fios ao nivel que ele consegue crescer saudável e corretamente! Quer uma sugestão de suplemento? Tem esse aqui!

Verdade - Tem cabelo que não cresce depois de certo ponto!
Sim, é verdade, mas uma verdade reversível: essa falta de crescimento depois de determinado comprimento se deve normalmente a fragilidade do cabelo, assim como a algumas falhas que cometemos nos cuidados com eles! Esse fato normalmente está mais ligado a cabelos muito finos, inclusive os mais crespos/afros. Como são mais delicados e considerando que as pontas sempre são mais frágeis, eles quebram com facilidade fazendo com que não demonstre mais o crescimento (mas da raiz continua saindo!). A solução seria rever alguns cuidados com os fios, desde o uso de pentes, produtos agressivos, métodos de hidratação... tudo auxilia, pois cabelo saudável demonstra seu crescimento!

Verdade - Massagem do couro cabeludo e tônicos ajudam!
Muita verdade nisso! A massagem do couro cabeludo, seja no momento da lavagem ou com o uso de tônicos, estimula a circulação sanguínea e ativa o crescimento! Tônicos específicos para isso também podem ser usados, diretamente no couro cabeludo (lembrando que os tônicos devem ser usados direto no couro cabeludo, pois não há influencia deles sobre o cabelo que já nasceu). Só tomem cuidado caso tenham a raiz mais oleosa, pois essa mesma massagem pode estimular ainda mais o excesso de oleosidade (se tive

Mito - Anticoncepcional no shampoo
Na boa, alguém ainda faz isso? Com certeza não dá efeito! Mas na dúvida, tá ai: mito! Não há influência alguma do anticoncepcional nessa forma de uso, ainda mais sobre o cabelo (será que a pessoa dai já acha que está protegida de ter bebês também? rsrs). Brincadeiras a parte, não disperdicem anticoncepcional dessa forma ;)

Mito - Shampoos bomba e remédios de cavalo
Bom, aqui não é nem a questão de ajudar mesmo ou não - nunca coloque sua saúde em risco para ter fios longos! Usar cosméticos que não sejam próprios pra cabelos e ainda sejam indicados para animais, pode gerar problemas pra sua saúde e dosagens inadequadas, procure sempre produtos para HUMANOS (se vc ainda for um :D )

Mito - Cabelos cacheados e crespos crescem menos que lisos
Totalmente errado... o que ocorre é que, devido a formação deles, eles acabam demorando a mostrar o comprimento, devido ao "fator encolhimento", ou seja, ao quanto ele se enrola literalmente e por isso demora mais a mostrar seu avanço de crescimento! E sobre isso vale ler este outro post sobre Fator Encolhimento ;)  Mas fique tranquila, ele está crescendo sim! Quem faz tintura ou qualquer outra química consegue visualizar melhor esse crescimento devido ao aparecimento da raiz natural, mas se você tem seus fios totalmente naturais, vale tirar fotos de tempos em tempos para verificar o crescimento deles ;)

Espero ter ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário