sexta-feira, 21 de junho de 2013

Vai alisar? Leia 8 motivos para NÃO fazê-lo!

Olá!

Hoje o post é um pouco polêmico... mas acho que vale a pena, afinal, estou expondo a opinião de alguém que já passou por muita coisa com alisamento/relaxamento/progressiva - eu!

E através da minha experiência pessoal, e também agora profissional (atendendo a várias meninas que desistiram do alisamento pelos mais diversos motivos), venho aqui citar alguns motivos para não alisar o cabelo.

Tá em dúvida entre manter seu cabelo cacheado ou liso, acha que alisar é a solução pra você? Não faça sem ler os tópicos a seguir antes!



1- O alisamento, seja por progressiva ou definitiva, causa uma alteração estrutural do fio através do uso de químicas - isso por si só já é um problema. Cabelos com química tornam-se mais frágeis e suscetíveis a quebra e queda. Cabelos mais frágeis = Trabalho redobrado! Prepare-se para gastar mais com cremes, hidratações e ainda assim nem sempre ter o cabelo com cara de saudável.

2- Cabelos lisos são mais práticos sim - mas só pra quem já nasceu com eles assim! Quando você alisa, tem que ficar escovando, fazendo chapinha, cuidando muito mais do que se o mantivesse natural. Especialmente pelo motivo seguinte.

3- O alisamento não é pra sempre! Em 1 mês, sua raiz já terá crescido cerca de 1cm, e virá novamente cacheada - o que vai armar e deixar um aspecto muito estranho pra seu cabelo (estilo um capacete se seus cachos forem bem molinha!). Dai você tem que se virar nos trinta pra manter o cabelo com uma boa aparência.

4 - Muitas vezes, optamos por alisar os cabelos simplesmente porque não sabemos valorizar nosso cabelo natural - seja porque os procedimentos que fazemos para cuidar deles estão errados, ou porque não sabemos aceitar o tipo de cabelo que temos. Experimente investir nos seus fios aquele valor que iria utilizar para pagar por uma química alisante, pesquise sobre como tratar, vá a salões especialisados, e veja que cabelos lindos você pode ter sem saber!

5.1- No caso de alisamentos definitivos - A química utilizada nesse tipo de procedimento é tão forte que não pode ser aplicada duas vezes na mesma parte do fio. Ou seja,você vai fazer a primeira vez no cabelo todo, e depois apenas retoques da raiz crescida. Se, no retoque, a cabeleireira encostar simplesmente na parte que já tem química, você corre um grande risco de quebra do fio naquele ponto! Já tive clientes procurando o salão com apenas 30% dos fios sem ter caído.

5.2- No caso de progressivas - A quimica das progressivas age diferente, se depositando sobre o fio. Então nas primeiras vezes é feita, o resultado normalmente agrada muito! Porém essa camada formada pela quimica impede o tratamento do fio em si (não entra nada nos fios dos produtos que você usa, pára nessa camada), e conforme ela vai saindo (e você já faz outra em cima) o cabelo nunca recebe tratamento. Resultado: o cabelo vai ficando detonado e fino, até virar uma verdadeira palha.

6- Alisou e se arrependeu? Prepare-se, você tem um árduo caminho pela frente pra voltar para os cachos. No alisamento definitivo, a parte alisada não voltará de forma alguma a ser cacheada - a única maneira é ir cortando os fios até tirar toda a parte lisa, o que muitas vezes significa uma boa fase só de cabelo preso, ou um corte bem curto. No caso das progressivas, varia muito, algumas conseguem ter um retorno parcial dos cachos mesmo na parte com química, ou seja, conseguem disfarçar a diferença da raiz para as pontas, mas só vão também se ver totalmente livres dos estragos da química progressiva ao cortar a parte "quimicada" fora, o que muitas vezes, dependendo do seu "grau de paciência", significa ter cachos bem curtos ou por um bom tempo preso. A opção fazer escova/prancha enquanto essa parte cresce só irá danificar a parte natural e lhe tirar as forças para ver seu cabelo lindo novamente!

7- Suas pontas ficaram, uma hora ou outra, com aquele aspecto reto/espigado! Isso porque sua raiz um dia vira ponta, e por mais que a cabeleireira diga que não vai passar a quimica bem nas pontas para não acontecer isso, lembre-se que com o tempo você vai cortar essa parte que não foi aplicada a química e ela chegará às pontas, invariavelmente.

8- Os "profissionais" dos salões não irão lhe contar nada disso que mencionei acima - ao contrário, vão dizer ainda que os procedimentos tratam e fazem bem!!! Cuidado! Eles agem assim por dois motivos: ou porque não sabem lidar com cabelos diferentes de lisos e dai querem fazer seu cabelo ficar liso para eles saberem cuidar; ou porque eles te vêem como dois cifrões ($$) e sabem que muito em breve você estará ali novamente, seja para o retoque ou pra implorar ajuda pra manter o cabelo saudável.



Dito isto, peço que pondere antes de tomar essa decisão, não por mim, mas por você mesma! Pare de lutar contra o cabelo que tem e aprenda a cuidar dele, que ele responderá com carinho ;)

Seja você de Joinville ou não, que queira ajuda pra voltar aos cachos, me coloco a disposição! Entre no Vaidosinhas.Com e saiba mais ;)


8 comentários:

  1. Muito bom o post. Acabei caindo na tentação da progressiva, mas graças a Deus consegui reverter a situação, e antes de cair na besteira de alisar novamente, conheci a CacheadasVaidosinhas e salvei meu cabelo. Sempre achei os cabelos cacheados lindos, porém nunca o meu, pois ele ñ se "ajeitava". Claro, por minha culpa, eu metia pentes/escovas, comprei de todos os tipos, tentando achar o melhor. Óleos cheios de parafina/óleo mineral, na hora davam uma linda aparência, mas ñ sabia q aos poucos iam enfraquecendo meu cabelo, isso sem falar naqueles Shampoos "maravilhosos" que faziam um monte de espuma só com um pouquinho kkkk.. minha total falta de conhecimento sobre o tal sulfato.. ééé obrigada Vanessa, graças a vc aprendi muita coisa em tão pouco tempo, e com o blog, será melhor ainda, muitas mais poderão aprender e o melhor de tudo, nos aceitarmos como somos, valorizarmos o que temos e consequentemente aumentar nossa autoestima. MUITO OBRIGADA Vanessa e CacheadasVaidosinhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odineia, nossa, fico suuuper feliz com seu relato, cada dia amo mais meu trabalho por isso, por poder ajudar as meninas a se dar mais valor e a ver a real beleza que tem!! Beijos girl!

      Excluir
  2. Achei seu blog pesquisando sobre alisamentos no Google e só tenho que dizer obrigada por compartilhar isso. Meu cabelo é igual ao da moça ruiva da imagem, e não é que eu não goste, é bonito sim, mas às vezes quero fazer penteados ou simplesmente amarrar, e o cacheado dá muito mais trabalho e perde mais tempo, e "se desarruma" fácil. Estava pensando muito em alisar com a escova japonesa, mas depois que vi que o trabalho pode ser o mesmo ou até maior, vou continuar com meu cabelo 100% natural mesmo. :)

    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que salvou ao menos uma pessoa de passar por toda essa turbulência - sim, pq um dia vc ia decidir parar e dai a transição não é nada divertida ;)
      Minha sugestão é pegar o valor que ia gastar com a defniitiva e investir em produtos legais para cachos, eles ficam lindos se bem cuidados! Bjo

      Excluir
  3. Oi linda, estou preparando um post no meu blog em que planejoutilizar as informações que vc passou nestepost, creditando as informações a você e ao seu blog, claro!
    o endereço é www.insaturada.blogspot.com.br , ainda não postei ma pretendo faze-lo em breve... Se estiver incomodada ou preferir que não utilize suas informações vou entender perfeitamente!
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora no retorno! Pode usar as informações citando a fonte sem problemas :)

      Excluir
  4. Já alisei o cabelo e sei a sina que é deixa-lo crescer depois. Post ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Allana! Se tivéssemos sido avisadas assim antes né, também passei por isso! Bjo!

      Excluir